3 de out. de 2010

Tira dúvidas...



Nem sempre temos as respostas que gostaríamos de ter, e outras vezes não entendemos bem quando se trata de assunto específico.
Confira as perguntas que estão bem esclarecedoras!


Por que há cabelos que possuem pontas duplas e outros não?


As pontas duplas são causadas devido às agressões sofridas pela cutícula do cabelo.
Então cabelos com pontas duplas sofreram algum tipo de dano.


Quais são as causas das pontas duplas? Há prevenção?


O sol, o vento, o sal do mar, o cloro e outros componentes existentes na piscina, agentes usados para alisamento e escovas progressivas podem danificar a cutícula do cabelo.
Para evitar maiores danos à cutícula do cabelo, a hidratação é fundamental e a queratinização contribui para manter a integridade do fio.


Como tratar as pontas duplas? É possível “juntá-las” novamente?

Quando se faz uma queratinização ou uma cauterização nos cabelos, consegue-se provisoriamente “juntar” as pontas duplas. Porém, como disse, isso é provisório. Nesse caso o corte do cabelo é o tratamento definitivo para as pontas duplas.


E os fios arrepiados? Por que ocorrem, como evitá-los e como tratá-los?


Os fios podem ficar arrepiados devido ao corte, à conformação do fio ou à eletrização do fio. Para evitar esse efeito deve-se mudar o corte do cabelo quando é o caso, fazer uso de produtos como gel, que mantém o cabelo na conformidade desejada, ou alternar o xampu de uso diário, pois usar sempre o mesmo xampu deixa o cabelo eletrizado e, assim, arrepiado.

Por que no tempo úmido os cabelos ficam arrepiados?


Os cabelos ficam mais arrepiados no tempo seco. Nada impede que, por outros motivos, como os citados acima, os cabelos fiquem arrepiados.


A escolha do xampu faz alguma diferença?
É necessário comprar os de marcas famosas ou os de supermercado servem?


A escolha do xampu faz, sim, diferença e não são só as marcas famosas que são boas. O importante é se usar um xampu que se adapte ao cabelo de cada um e alternar seu uso com um segundo xampu. A cada quinze dias lavar os cabelos com um xampu antirresíduos.


É verdade que utilizar a navalha no corte do cabelo faz com que ele comece a cair?
Isso é apenas mito.


Receitas caseiras como a babosa, o abacate e o ovo realmente funcionam no cabelo?

Sim. São produtos caseiros que têm ação sobre os cabelos.


É necessário fazer hidratação no cabelo? Como ela deve ser feita e de quanto em quanto tempo?
Ela pode ser feita em casa ou é necessário ir até um cabeleireiro?

A hidratação é, sim, necessária. O período em que deve ser repetida depende da necessidade de cada cabelo. Ela pode ser feita em casa, porém, feita pelas mãos de um cabeleireiro experiente, ela poderá ser mais efetiva.


Como acabar com a caspa?

A caspa ou dermatite seborreica é uma doença que tem controle, porém não tem cura. Para tratar dessa doença geralmente se usa xampu à base de antifúngicos.

De quanto em quanto tempo é recomendado cortar o cabelo?

Não existe nenhuma obrigatoriedade em função do tempo para se cortar os cabelos. Isso depende do gosto individual. Para se manter o mesmo corte, a cada 30 dias deve-se cortar o cabelo, que é o tempo necessário para que este cresça aproximadamente 2 cm.


O cloro e a água do mar danificam os cabelos? O que deve ser feito para barrar os danos?
Sim, todos esses elementos danificam os cabelos. Para se evitar pode-se fazer uso de produtos com filtro solar para os cabelos. Para reconhecer esses produtos, é só verificar no rótulo a especificação queratinizado, pois esses têm a capacidade de aderir ao cabelo e não sair na água.
Os produtos à base de silicone, como o dimeticone, também auxiliam, evitando dano aos cabelos.


É necessário usar protetor solar nos fios?

É muito importante, como citado acima.


Tratamentos sem enxágue, como cremes e sprays leave-in, deixam os cabelos mais pesados e oleosos? Eles são recomendados?

Sim. Esses produtos dão um efeito estético aos cabelos que estão arrepiados ou que têm a conformação encaracolada, porém o excesso de oleosidade pode favorecer o aparecimento ou a piora da dermatite seborreica.



Fonte: Idmed

Nenhum comentário: